Bom Jesus de Braga

SANTUÁRIO DO SAMEIRO 1890-1953

VISITA VIRTUAL 360º


  • Sameiro Braga

  • Sameiro

    Visita Virtual 360º aérea e interior

  • Sameiro - Nave
  • Sameiro-Capela mor

Braga, cuja Arquidiocese tem por padroeira a Virgem Santa Maria, distinguiu-se ao longo dos séculos pela sua particular devoção à Mãe de Deus, nomeadamente no seu mistério da Imaculada Conceição. Por isso mesmo, a Basílica do Sameiro tornou-se, nos nossos dias, um dos maiores centros de devoção á Virgem de toda a Cristandade.
Este é o segundo templo construído a partir de 1890 e terminado em 1953. O templo anterior tinha sido iniciado em 1873,e nos finais de 1880 houve a decisão da construção de um novo templo.Em 1883 é apresentado o novo projecto do Sameiro do Arqº Joaquim Correia Guimarães. Na capela mor destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Nossa Senhora do Sameiro é uma imagem que se encontra no altar principal deste Santuário. A escultura, esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX, porta uma belíssima e valiosa coroa com 2,5 kg em ouro maciço e brilhantes, oferecida pelas mulheres de Portugal, inclusive pela Rainha D. Amélia de Orleães.
Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.




My Image
My Image