BARCELOS Panotour global

VISITA VIRTUAL 360º

  • BARCELOS
  • Largo do Apoio
  • Torre de Barcelos
  • Igreja Santa Maria Maior
  • Igreja de Santa Maria Maior

Barcelos seria na época dos romanos, um local de passagem do rio Cávado, por onde passava uma derivação da via XVI (Braga-Lisboa) que de Famalicão passava o Cávado em Barcelos e ligava com a via per loca marítima, que ligava Bracara Augusta ao litoral. A constituição de Barcelos como vila medieval parece acontecer no séc. XII quando D.Afonso Henriques passa o seu primeiro foral (1156-1169). Nessa ápoca seria um nucleo de povoamento concentrado onde predominavam as actividades de comercio e almocrevia, e donde já existia uma Gafaria, na saída para Esposende.
No séc. XIII, a vilda já tinha cerca de 20 arruamentos, casario urbano, igreja e açougue. Nesta primeira fase de desenvolvimento da vila que se prolongou até ao séc. XIV, o ceu centro seria em torno da casa onde funcionou o concelho, a norte da igreja matriz.

O video mostra o traçado do antigo sistema defensivo de Barcelos, composto por muralha, torres, portas e postigos. A visita virtual permite com calma conhecer os vários pontos da cidade, e os mais importantes monumentos.


  • Galo de Barcelos

    LENDA DO GALO

  • GALO DE BARCELOS

    LENDA DO GALO

Barcelos

Um peregrino galego, que vinha cumprir uma promeça, ficou hospedado numa estalagem de Barcelos, onde tinha havido um roubo de umas pratas. Como o peregrino era desconhecido, acusaram a ele do roubo. Foi julgado e condenado à forca. Antes de executada a sentença fez um ultimo pedido, que o levassem à presença do juíz. O juiz estava num banquete e tinha um galo assado em cima da mesa. O peregrino diz ao juiz que a sua inocência ficaria comprovada ao ser enforcado, o galo assado iria voltar à vida e iria voar. Perante tal atitude o juiz pede para não tocarem no galo. No momento em que o peregrino é enforcado, o galo levanta-se e canta. Ao ver isso vão procurar salvar o peregrino inocente, cuja corda da forca se tinha soltado, salvando-se da morte.

Santo Domingo de la Calzada (Comunidad autonoma de Rioja)

No caminho de Santiago francês, em Rioja (Espanha) é famoso o milagre do galo e da galinha, segundo o qual se diz que Domingo García demostrou a inocencia de um peregrino acusado erradamente de morte ao fazer voar uma galinha que estava assada no prato. Em recordação deste milagre, na catedral calceatense estão sempre um galo e uma galinha vivos, e ficou espalhado o dito de «En Santo Domingo de la Calzada, donde cantó la gallina después de asada»


VIDEO AÉREO

My Image
My Image